A ascensão dos influenciadores virtuais

A Ascensão dos Influenciadores Virtuais: Uma Revolução Digital em Crescimento

Os influenciadores virtuais gerados por inteligência artificial tem tido muito destaque nos últimos anos. Eles se tornaram um fenômeno na internet. Alguns exemplos como Lil Miquela e Noonoouri já conquistaram milhares de seguidores. Com isso, mudam a maneira como as marcas se conectam com o seu público-alvo. A popularidade desses influenciadores não para de crescer, mesmo com as críticas que recebem pensando no longo prazo. Tudo isso mostra que os influenciadores virtuais são uma tendência que veio para ficar. Assim, vamos analisar como o futuro do marketing digital está sendo moldado por eles e qual impacto eles estão causando nas estratégias de marcas e dos consumidores.

O que é um influenciador digital?

Controlados por inteligência artificial, os influenciadores digitais são personagens gerados por computador, que se comportam da mesma forma que influenciadores humanos nas redes sociais. Eles colaboram com campanhas publicitárias portando fotos, vídeos e até interagem com seguidores. O exemplo citado anteriormente, a Lil Miquela, é uma influenciadora digital que acumula mais de 3 milhões de seguidores no instagram. Ela foi criada por uma empresa americana. Em sua atuação, ela vive em Los Angeles, compartilha opiniões sobre vários assuntos como moda, música e até questões sociais, como os influenciadores humanos.

Os influenciadores digitais possuem algumas vantagens sobre os influenciadores humanos. Podemos destacar que eles não envelhecem, não ficam doentes e são facilmente moldados para se adequarem às necessidades e valores de uma marca. Tudo pode ser ajustado e atualizado conforme a necessidade, como rotina de vida, gostos e até personalidades. Dessa forma, é possível uma personalização extrema e um controle criativo total.

Os influenciadores virtuais e o marketing digital

O marketing digital foi completamente revolucionado com o surgimento dos influenciadores digitais. Algumas marcas muito famosa já estão utilizando essa alternativa e trabalham também com influenciadores virtuais em suas campanhas globais, como é o caso da Balmain e Prada. 

O que contribui para que isso ocorra é a capacidade que essas figuras virtuais oferecem em termos de estética idealizada e altamente controlada. Além disso, não possuem problemas logísticos como os influenciadores humanos. Dessa forma, as marcas podem evitar muitos imprevistos, como comportamentos imprevisíveis ou mudanças de agenda dos influenciadores. Com isso, a utilização de influenciadores proporciona uma pegada nova de criatividade nas campanhas. É possível que as marcas criem cenários diversificados, ajustando tudo de acordo com a necessidades de diferentes públicos, criando histórias muito m ais envolventes. Assim, o conteúdo se torna mais alinhado com a cultura digital contemporânea, buscando cada vez mais mais experiências imersivas e inovadoras.

Porque os influenciadores virtuais se conectam com pessoas?

Apesar de terem sido criados por inteligência artificial, os influenciadores digitais podem criar conexões autênticas com seus seguidores. Isso acontece por meio de interações nas redes sociais, pelo compartilhamento de momentos “pessoais” e a promoção de marcas por meio de suas opiniões. O mais impressionante é que mesmo sabendo que essas figuras não são reais, os usuários se conectam com elas de uma forma genuína. Tudo isso nos causa uma reflexão sobre como as pessoas interagem, se identificam e se interessam por figuras públicas no ambiente digital.

A perfeição é uma das razões que contribuem para que os influenciadores digitais chamem tanto a atenção e conquistem o grande público. Outra questão importante de se observar é o controle total que os criadores exercem sobre os influenciadores virtuais. O que permite que as marcas evitem muitos problemas, como controvérsias e riscos, o que são muito comuns com influenciadores humanos.

Qual é o futuro dos influenciadores virtuais?

Os influenciadores digitais tem um futuro muito promissor pela frente. Ainda mais com os avanços da tecnologia e das Inteligências artificiais. Tudo isso coopera para que as interações entre figuras humanas e virtuais se tornem cada vez mais realistas. Dessa forma, as melhorias envolvidas no processo permitiram que as marcas explorem ainda mais essa tendência para alcançar o público de maneira inovadora e com mais controle sobre as campanhas de marketing digital.

Porém, a dúvida que fica é se os influenciadores virtuais irão substituir os humanos, ou se os dois coexistirão em diferentes seguimentos do marketing digital. A combinação entre as duas forças podem criar um cenário positivo para as duas. Cada uma trazendo vantagens e contribuições para diferentes campanhas.

 

 

1 comentário em “A ascensão dos influenciadores virtuais”

  1. Pingback: STF decide que

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima