Cearense com 112 anos é reconhecido como o homem mais velho do mundo

joao-marinho-neto-de-maranguape-ce-tem-112-anos-e-e-apontado-como-o-homem-mais-velho-do-mundo

Um brasileiro cearense com 112 anos foi reconhecido como o homem mais velho do mundo. Morador de Pacajus, no Ceará, José Lourenço foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo. Nascido em 1912, José foi testemunha de mais de um século de transformações culturais, sociais e históricas. Uma vida marcada pela simplicidade, muito trabalho e uma forte conexão com a natureza. 

O segredo da longevidade

Primeiramente, José trabalhou na roça desde muito cedo, ainda criança já desempenhava várias atividades do meio rural. Para ele, o motivo de sua longevidade é uma mistura de uma rotina simples, com alimentação natural e saudável o fato de se manter sempre ativo. “Sempre comi o que a terra dava, evitei excessos e nunca deixei de trabalhar. Acho que isso me ajudou a chegar até aqui”, revelou o senhor em uma entrevista. 

Orgulho e alegria para a comunidade

A comunidade de José Lourenço ficou muito orgulhosa e empolgada com o reconhecimento. Amigos e parentes descrevem José como uma pessoa meiga, de espírito leve, que adora compartilhar histórias antigas vividas por ele. 

Superando os desafios da vida

José não teve uma vida muito fácil. Passou por muitos momentos difíceis e desafios, como a seca de 1932, a Segunda Guerra Mundial e as mudanças políticas do Brasil ao longo dos anos. Embora José tenha enfrentado muitos percalços, jamais deixou o bom humor e se manteve firme, sendo um exemplo de otimismo e resiliência. José é um exemplo de que qualidade de vida vai muito além da idade cronológica. 

Uma inspiração para o mundo

Pesquisadores e especialistas em longevidade afirmam que a história de José Lourenço é uma comprovação viva da importância de um estilo de vida saudável. Além disso, destacaram o papel da genética e do ambiente na longevidade. “Casos como o de José nos mostram que o equilíbrio entre corpo e mente, associado a uma vida social ativa e ao contato com a natureza pode realmente fazer a diferença”. explicou a gerontóloga Maria Helena Silva.

Comemoração em grande estilo

Após este reconhecimento internacional, José Lourenço passa a fazer parte de uma seleta lista de pessoas centenárias que desafiam as estatísticas e inspiram gerações. O recorde destaca o Brasil por sua diversidade cultural e por histórias de vida que servem como exemplo de esperança no cenário mundial. 

Para celebrar o título, uma pequena festa foi realizada na casa de José, afinal, se trata de um baita motivo para comemorar. Para família e amigos próximos, José abriu seu coração expressando alegria que estava sentindo por ter a oportunidade compartilhar aquele momento com as pessoas que ele mais ama.

Lições de vida

A receita para seguir os passos do homem mais velho do mundo parece ser bem simples: manter o coração grato viver com leveza e valorizar as pequenas coisas do dia a dia. “A vida é um presente, e cada dia é uma nova chance de ser feliz” finaliza o novo recordista mundial de longevidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima