A história da Rede Globo – Do surgimento ao sucesso na mídia

A história da Rede Globo

A história da emissora Rede Globo pode ser resumida em uma palavra: inspiradora. Atualmente, é considerada um dos maiores e mais influentes canais de comunicação no mundo. Sua fundação foi em 1965, sendo um marco histórico na trajetória da comunicação nacional. A emissora foi criada por Roberto Marinho e se destacou rapidamente pela qualidade técnica e conteúdo inovador. Dessa forma, dominou o cenário televisivo nacional por décadas. A Rede Globo se consolidou como líder em audiência rapidamente. Fato que a tornou reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente pela excelência de suas produções. Atualmente, a empresa enfrenta novos desafios que condizem com os dias de hoje. Principalmente relacionados à tecnologia, com destaque para plataformas digitais e streaming.

Anos 70 e 80: Fundação e crescimento

26 de abril de 1965 é a data de fundação da Rede Globo, no Rio de Janeiro. A emissora surgiu como parte de um grande movimento de modernização do país. Na ocasião, buscava-se alinhamento com as principais inovações tecnológicas e culturais da época. Desde seu início, a Rede Globo foi destaque em qualidade técnica, oferecendo uma programação diversificada e inovando nas coberturas jornalísticas.

A década de 70 e 80 foi o período em que a emissora se consolidou como líder de audiência no Brasil, principalmente por grandes produções nacionais. Foi quando as telenovelas se tornaram o carro-chefe da emissora. Sucessos como O Rei do Gado, Roque Santeiro e Vale Tudo fizeram história na televisão brasileira. No campo do jornalismo, o Jornal Nacional foi o grande destaque, em 1969. Estamos falando do primeiro telejornal transmitido em rede nacional, ampliando ainda mais sua audiência e influência.

A vez das Telenovelas: Um sucesso global

O grande trunfo da Rede Globo foi sem sombra de dúvidas a produção de telenovelas. Com um grande investimento no gênero,  a emissora transformou esse produto em fenômenos culturais no Brasil e no mundo. Sabe-se que as telenovelas foram exportadas para mais de 130 países, tornado a Rede Globo a uma das principais produtoras de conteúdo audiovisual do mundo.

Podemos citar exemplos que conquistaram  milhões de telespectadores como Avenida Brasil, Senhora do Destino, O Clone. Todas com histórias envolventes e alta qualidade de produção que marcaram o imaginário popular. Essas novelas moldaram a forma como a dramaturgia é feita no Brasil e inspiraram produtores internacionais.

Outra inovação dentro das novelas foram as temáticas abordadas. As tramas trazem temas sociais relevantes como desigualdade, racismo, violência doméstica e problemáticas que marcam a realidade da população. Assim, torna a programação ainda mais rica e chamativa. Dessa forma, produzindo conteúdos que vão além do entretenimento, mas produzindo discussões importantes no debate da sociedade brasileira.

Cobertura jornalísticas e grandes eventos

Um dos pilares de sustentação da Globo é o jornalismo. Desde a criação do Jornal Nacional, a emissora se tornou referência em cobertura de notícias no Brasil e no mundo. A Globo foi a primeira emissora a adotar uma abordagem moderna e dinâmica no jornalismo, com coberturas ao vivo.

Destaca-se também as coberturas em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, sendo a emissora oficial de transmissão desses eventos no país. Graças a uma estrutura robusta e profissionais qualificados, sempre trouxe informação em tempo real para o público.

Globoplay: A aposta no digital

A Rede Globo percebeu que a mudança digital é um caminho sem volta, e para não ficar para traz também se preparou para esse cenário. Com o surgimento das plataformas de streaming, um novo comportamento dos consumidores foi percebido e em 2015 a emissora lançou o Globoplay. Se trata da sua própria plataforma de streaming, que se tornou um marco na transição da emissora para o mundo digital.

O que o Glloboplay oferece? Uma vasta biblioteca de conteúdos, como novelas, séries, filmes e programas variados da emissora. Além disso, a plataforma se tornou uma ferramenta estratégica para a emissora ao permitir que ela entre na competição com outros grandes streamings.

Dessa forma, a Globo conseguiu conquistar um público novo, principalmente os mais jovens, que preferem consumir produtos sob demanda. Entretanto, a emissora também mantém o foco na TV aberta, com investimento em uma programação diversificada e de qualidade, atendendo a todos os gostos e faixas etárias.

Como a emissora se encontra no momento?

A Rede Globo continua sendo a maior emissora de televisão do Brasil. Sua grande audiência e uma estrutura abrangente é responsável por várias do entretenimento, esporte e jornalismo. Entretanto, muitas mudanças tem ocorrido no cenário da mídia atual, e a Globo tem buscado formas de manter sua relevância num ambiente cada vez mais competitivo e digital.

 

 

1 comentário em “A história da Rede Globo – Do surgimento ao sucesso na mídia”

  1. Pingback: A Forja - O poder da transformação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima