No início do mês o LinkedIn alcançou duas grandes conquistas: comemorou seu 13º aniversário e chegou à marca de 25 milhões de usuários no Brasil. O país é o terceiro maior mercado da rede social de negócios, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da Índia.
O crescimento de 25% em número de usuários foi atingido em pouco mais de um ano. Para o diretor do LinkedIn para a América Latina, Osvaldo Barbosa de Oliveira, “a empresa passou por diversas modificações e deixou de ser apenas uma rede de empregos para se tornar uma plataforma de networking, conteúdo e soluções”.
No país líder em usuários, os EUA, existem mais de 120 milhões de perfis. Já na Índia, são pouco mais de 35 milhões. Para comemorar o aniversário a rede social lançou uma campanha para que os usuários contem suas experiências com o LinkedIn. Basta usar a hashtag #LinkedIn13anos no Twitter.
Importância
O LinkedIn é uma rede social essencial para divulgar seu currículo e manter contatos profissionais, além de disseminar conteúdos interessantes e relevantes. Também é muito útil para fortalecer sua presença no mercado, procurar novos funcionários e até analisar perfis de candidatos. Diversos recrutadores estão de olho na rede e milhares de pessoas já conseguiram um novo emprego com a ajuda do Linkedin!
Selecionamos algumas dicas para você que já tem um perfil na plataforma. E para quem ainda não tem, fica a dica: faça e comece já o seu networking! Confira:
-
Cadastre uma foto compatível com sua área de atuação. Pense no visual que você usaria em uma entrevista de emprego;
-
Mantenha sempre o seu currículo atualizado;
-
Edite o seu cargo atual de acordo com o que você pretende divulgar;
-
Atualize suas competências e especialidades;
-
Pesquise quais grupos são interessantes para sua carreira e participe ativamente. É uma boa forma de estar em contato com outros profissionais;
-
Recomende seus conhecidos (com um texto profissional e não pessoal) e peça a eles que te recomendem;
-
Insira as suas experiências anteriores, mesmo que em outras áreas. O importante é saber como mostrá-las de forma interessante. Não esqueça de escrever as descrições de cada cargo;
-
Coloque todas as suas formações acadêmicas;
-
Compartilhe notícias, posts de blogs que acompanha, tudo o que julgar interessante, tanto em seu feed quanto nos grupos;
-
Pesquise os profissionais interessantes que estão no Linkedin, parceiros, clientes, conhecidos e faça o convite para adicioná-los;
-
Evite compartilhar notícias não relacionadas ao seu universo profissional. Lembre que você não está no Facebook ou em um grupo de WhatsApp, quem vai ler o que você publica pode ser um futuro chefe ou colega de trabalho.
Diferente do que estamos acostumados a ver nas redes sociais, o LinkedIn tem um perfil mais sério e é, de fato, um espaço para profissionais. Além de ser uma versão online do curriculum vitae, ele permite um intercâmbio de informações aonde você aprende, ensina e se conecta a profissionais de todo o mundo. Se o seu foco é investir na carreira, não perca tempo! Em um futuro não muito distante, será imprescindível ter um perfil nessa rede que só cresce.
0 Comentários
Deixar comentário