Inbound Marketing pode ser conceituado como ‘marketing de atração’, uma nova abordagem que visa ganhar a atenção dos consumidores com conteúdo relevante e criativo, gerar leads através de tráfego intenso em sites ou blogs e, com isso, oferecer resultados expressivos para as empresas.
Sua estratégia é composta por quatro etapas: atração, conversão, fechamento e fidelização (ou “encantamento”). O principal objetivo é atrair visitantes para o site/blog da empresa e finalizar com um cliente totalmente satisfeito, que possivelmente irá divulgar e promover a marca de forma espontânea e positiva.
O Inbound se contrapõe ao Outbound Marketing, que é o marketing tradicional, interruptivo.
COMO PRATICAR
Entre as diversas maneiras de praticar o Inbound Marketing em suas 4 fases, destacamos as principais:
Fase 1: Atração
- Publicação em blog
- Conteúdo para mídias sociais
- Vídeos e podcasts
Fase 2: Conversão
-
Formulários
-
Landing Pages
Fase 3: Fechamento
- Nutrição de leads (possíveis clientes) – e-mails direcionados
- CRM (Customer Relationship Management) – relacionamento inteligente e ativo com o cliente
Fase 4: Fidelização
- Pesquisas
- Ações de relacionamento frequentes
Curiosidade:
O termo Inbound Marketing foi criado em 2005 por Brian Brian Halligan, CEO da HubSpot.
MARKETING DE CONTEÚDO X INBOUND MARKETING
O Inbound e o Marketing de Conteúdo podem se confundir, mas na verdade possuem pequenas diferenças e se complementam. Os dois modelos têm sido utilizados como estratégia digital para aumento da visibilidade das marcas e conversões.
Para alcançar resultados, uma empresa precisa monitorar seus processos e ações, como a criação de personas, análises detalhadas de tráfego, gerenciamento de redes sociais, mensuração de métricas, entre outras.
E para que esses processos sejam produtivos é necessário criar e divulgar conteúdo original, relevante e de qualidade. O Marketing de Conteúdo tem como método transformar as empresas em um canal de comunicação direto com seus clientes, para solucionar as necessidades do seu público-alvo sem forçar as vendas.
Aliado à geração de leads, o Inbound Marketing está focado em táticas online para transformar estranhos em consumidores. E não há como criar leads sem bons conteúdos.
Em resumo: o Inbound foca na taxa de conversão e o Marketing de Conteúdo segue o cliente até que ele volte a comprar e possa divulgar a marca positivamente, sendo uma estratégia de médio/longo prazo.
Uma estratégia que veio pra ficar.
0 Comentários
Deixar comentário